Ainda existe racismo no Brasil?

Em pleno século XXI a questão do racismo ainda é um ponto forte em discussões por todo o mundo. O decreto que aboliu a escravidão foi o início do trajeto contra o racismo que ainda hoje vêm sendo percorrido. No Brasil, o regime de escravidão vigorou desde os primeiros anos logo após o descobrimento até o dia 13 de maio de 1888, quando a princesa regente Isabel assinou a Lei 3.353, mais conhecida como Lei Áurea, libertando os escravos. A maioria dos entrevistados nas ruas de São Vicente disseram que ainda existe racismo no Brasil e no mundo. Confira as respostas.

A história do Brasil está vinculada a escravidão dos negros. Embora ela tenha sido abolida há 117 anos, não pode ser apagada e suas conseqüências não podem ser ignoradas, por isso no próximo sábado (13) muitas comunidades se reúnem para comemorar o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura.
A escravidão acabou porque não fazia sentido nem moral nem econômico, ainda mais em um país onde a maioria tem origem afrodescendentes. A cultura racista vêm perdendo força por meio de mobilizações das comunidades negras e o fomento de conscientização social e política. Mas ainda é um processo lento devido a ignorância, que também é uma forma de escravidão.
A educação é uma das saídas apontadas pelos órgãos nacionais para minimizar os resquícios de racismo, principalmente o racial. As pessoas entrevistadas pela equipe do JV foi questionada sobre a questão no racismo e quase todos responderam que ainda hoje há alguma forma de discriminação. Leia as respostas.
Para Manoel Messias de Matos, morador do Rio Branco, o racismo ainda existe e é um problema social. “Acho que falta aceitação das pessoas com as diferenças dos outros”, comenta. Manoel diz ainda que há uma preocupação com o que o outro representa. “Se a pessoa não estiver te prejudicando não tem motivo para discriminar”.
A moradora do Parque Bitaru, Ana Claudia da Fonseca Valente, também acha que ainda existe racismo no Brasil. “O preconceito ainda faz parte da nossa sociedade”, ressalta. Ela conta que não cabe mais atitudes racistas no mundo atual. “A mentalidade do povo deveria mudar para acabar com isso”.
Osires Cimatti Elias, morador do Jardim Praia Grande, em Mongaguá, diz que o racismo é mundial e não se restringe ao Brasil. “No Brasil é mais disfarçado porque quase todos os brasileiros são afrodescendentes”, enfatiza. Para ele mesmo com um pouco mais de compreensão no país, o racismo existe. “Algumas pessoas esquecem que todos são iguais perante Deus”.
De acordo com o morador do Parque São Vicente, Sergio Arruda Bulhões, o racismo acontece raramente no Brasil. “São fatos isolados de pessoas que ainda tem diferenças pessoais”, comenta. Ele diz ainda que com o passar dos tempos o racismo diminui bastante. “A tendência é no futuro não haver mais racismo”.
A moradora da Vila Margarida, Maria Zuleide da Conceição, diz que o racismo está em todos os lugares. “Está no olhar das pessoas com um negro entra em algum lugar”, conta. Ela completa dizendo que essa questão vêm mudando, mas ainda falta muito. “Não posso dizer que vai acabar, mas já está bem melhor”.
Thaís Souza da Silva, moradora do Voturuá, revela que as pessoas são racistas por causa da cultura brasileira. “As pessoas brasileiras disfarçam, mas existe sim”, enfatiza. Thaís conta que o principal ato de racismo está nos casais de raças diferentes. “Casal misturado é sempre centro das atenções nos lugares”, conclui.
“Existe muito racismo no Brasil, a população precisa ser educada”, comenta o morador da Vila Fátima, Thiago Gonçalves. Para ele o maior exemplo está nos jogos de futebol. “Dentro do campo um jogador xinga o outro de macaco e outras coisas racistas, isso é uma prova”, completa Thiago.
Francisco Costa da Silva, morador da Vila Fátima, também acha que o racismo existe no Brasil. “Não é somente de cor. As diferenças sociais que existem hoje aumenta essa distância”, ressalta. Conforme Francisco, esse quadro vêm evoluindo, mas ainda está longe do ideal. “Em todos os setores se vê a preferência por não contratar negros. As legislações também possuem sua parcela de culpa nessa discriminação”, enfatiza.
A moradora da Vila São Jorge, em Santos, Benedita Alves de Jesus, diz que o preconceito racial ainda existe no Brasil. “A gente vê isso principalmente nas vagas de emprego”, revela. Ela diz que o racismo nunca irá acabar. “Sempre vai existir essas diferenças no Brasil e no mundo”.
Já Vicente Belarmino, do bairro Nova São Vicente, comenta que as pessoas ainda não estão preparadas para a igualdade. “Falta conscientização de respeito mútuo, independente de raça e cor”, conta. Para ele esse quadro deve mudar. “Acho que o racismo é mundial e espero que deixe de existir”.
Para Cleudir Pereira da Silva, moradora do Centro, o racismo não deveria existir em pleno século XXI, mas ainda existe. “Acho que o racismo está na própria pessoa. Muitos tem um histórico. Cleudir vê na educação e nos projetos sociais uma saída para acabar com o preconceito racial. “Esses projetos funcionam, mas falta a participação do povo”.
A moradora do Parque São Vicente, Maria do Carmo de Jesus Rodrigues, concorda com a maioria dos entrevistados. “O racismo ainda existe porque a sociedade ainda não está preparada para a igualdade de raças”, comenta. Ela diz ainda que somente com a educação desde pequeno para que isso mude.

Obs:
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente o ponto de vista da Editora, podendo até mesmo ser.


  1. 26 Comentários para “Ainda existe racismo no Brasil?”

  2. OUTRAS ETNIAS DITAS BRASILEIRAS TAMBÉM SOFREM DISCRIMINAÇÕES E NEM POR ISSO SÃO TÃO PAPARICADAS!!!

    Por RACISMO NÃO É SÓ CONTRA PRETO em jan 31, 2007

  3. Os problemas de discriminação no brasil vem desde muitos anos, e não será fácil de resolver, porque quase todo mundo querendo ou não de algum modo discrimina alguém.Por isso é de fundamental importância que todas as pessoas pencem o que é posível fazerpara que isso não ocorra em nossa sociedade.Só iremos mudar essa realidade quando cada um de nós se conciêntizar e perceber os promes que o racismo pode acarretar para todos nós.

    Por NEIMAR DEBONA em abr 24, 2007

  4. gostei muito dessa reportagem.Isso ajuda muitas pessoas se contientizarem.Eu estou fazendo um trabalho do racismo e do preconceito.Isso me levou mais além do q as outras reportagens.E acho q se todos fizerem a sua parte,e entender, não havera mas tanta descriminação.Poco a poco vai diminuindo e as pessoas se concientizando q todos somos iguais…q todos somos filhos de DEUS.
    muito obrigada!

    Por jake em mai 22, 2007

  5. Gostei muito dessa reportagem.Isso ajuda muitas pessoas se contientizarem.Eu estou fazendo um trabalho do racismo e do preconceito.Isso me levou mais além do q as outras reportagens.E acho q se todos fizerem a sua parte,e entender, não havera mas tanta descriminação.Poco a poco vai diminuindo e as pessoas se concientizando q todos somos iguais…q todos somos filhos de DEUS.
    Muito obrigado!

    Por Tukkos Diz: em set 2, 2007

  6. Eu concordo que o racismo não é só contra os negos,é também contra os brancos,chinês,índio,etc.Por que além de preto não ser raça e sim cor já
    é uma questão de racismo porque se o negro se sente ofendido,acho que deviamos respeitar a opião dele,Porque temos que nos colocar no lugar dele pois não gostariamos que alguém falasse alguma coisa que nos ofendece,então assim como não iriamos gostar temos que ver também pelo lado dele.

    Assinado:Larissa

    Por Larissa Cristina em set 22, 2007

  7. O racismo vem de berço as pessoas são criadas para desprezar as pessoas não só negras mas pessoas deficientes, índias, japoneses e etc e tal. O preconceito no Brasil ainda é grande. Vemos ainda o preconceito contra essas pessoas no nosso dia-a-dia preste atenção se uma pessoa negra recebe o mesmo salário que uma pessoa branca mesmo ela possuindo um curso melhor que a pessoa branca, não recebe. As pessoas são desprezadas pela sua cor, isso tem que mudar. Numa sociedade com qual as coisas são tão avançadas tem um pensamento da década passada o racismo foi do século passado mas a pessoas que ainda o usam como se fosse uma coisa normal. Isso precisa mudar para termos uma sociedade melhor e um mundo com mais PAZ e PROSPERIDADE

    Por Sara Maria em nov 16, 2007

  8. Estou fazendo um trabalho do colégio sobre a existência do racismo no Brasil. Para ter depoimentos que pudesse apresentar no trabalho recorri à internet e sites que comentavam sobre esse assunto, não foi muito difícil achar um. O que não consigo entender é por que mesmo tendo tantas pessoas contra o racismo por que a nossa “maravilhosa” situação atual não é mudada? Será por que as pessoas que falam de racismo aqui e em outros sites estão mentindo?Ou por que apenas falamos e falamos e não tomamos nenhuma atitude?
    Não é possível que isso continue acontecendo, acho que devemos fazer alguma coisa, sei que ainda tenho 14 anos e é muito difícil convencer pessoas mais velhas do que eu, de que o que estou falando não é nenhuma bobagem, mas elas não me entendem! Sei que não vou conseguir mudar o mundo assim mas se cada um fizesse a sua parte, muitos de nós fazemos, tentando acabar com essas injustiças fazendo passeatas contra racismo,mas acho que não é o bastante pois se fosse o mundo estaria bem melhor e não do jeito que está, falamos muito de aquecimento global e de como as geleiras vão indo, mas nunca falamos do que as pessoas sentem! O que adianta viver em um mundo assim? Que possui pessoas que pisam em todos para subir ou que se acham diferentes uns dos outros? Que acham que a cor da pele, raça ou origem faz diferença em tudo?
    Eu acho tão horrível isso que está acontecendo no Brasil, um país que é feito de mestiços ter preconceito uns com os outros?Se vão ser contra alguém, que esse alguém seja quem os ensinou esse lixo de cultura!!

    Por Andressa em nov 20, 2007

  9. eutenho 13 anos e muito o briga por ter esses comentarios e tudo mais
    com isso eu terminei o mei trabalho muito obrigado a minha professoara vai gostar

    Por thiagohernendes em fev 14, 2008

  10. PAZ E BEM A TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ADOREI TODOS OS COMENTARIOS…….ELES ME AJUDARAO MUITO A FINALIZAR MEU TRABALHO DA FACULDADE……
    NA MINHA OPINIAO AINDA EXISTE RACISMO EM PLENO SECULO XXI, DEVIDO A GRANDE IGNORANCIA DA POPULAÇAO, SEI QUE ISSO VEM DESDE A EPOCA DA ESCRAVIDAO, SEI QUE NO MOMENTO EM QUE FOI DADA A LEI DA ABOLIÇAO DEVERIA TER SIDO DADA AO NEGRO DIREITOS E CONDIÇOES PARA SOBREVIVEREM SEM OS SEUS SENHORES….MAS NAO FOI ASSIM….APENAS OS DERAM A LIBERDADE E ELES QUE SE VIRASSEM PRA SOBREVIVER………MUITOS SEM TER PRA ONDE IR PREFERIRAM CONTINUAR ESCRAVOS PARA NAO MORREREM DE FOME……SEI QUE JA FAZ MUITO TEMPO MAS INFELIZMENTE AINDA EXISTEM RESQUICIOS DE RACISMO E PRECONCEITO NAO SO NO BRASIL MAS EM TODO O MUNDO…..
    NAO É A COR DA PELE, OU DIFERENÇA FISICA QUE VAI DETERMINAR O CARATER DE UMA PESSOA……..CONCORDO COM AS DEMAIS OPINIOES QUE SOMENTE COM EDUCAÇAO E PROJETOS SOCIAIS PODEREMOS AMENIZAR ESSE PROBLEMA NO PAIS, MAS TA NA HORA DE A MINORIA QUE LUTA POR ESSA IGUALDADE SE TORNAR MAIORIA, NAO SERAO UNS POUCOS QUE CONSEGUIRAO MUDAR ESSA REALIDADE, ESTA NA HORA DE NOS COLOCARMOS A “MAO NA MASSA” PARA MUDAR ESSA HISTORIA…
    AGRADEÇO A TODOS…..

    Por TATYANE em mar 12, 2008

  11. realmente é muito triste sabermos que preconceito e discriminação tanto racial como de classe econômica, etc ainda existe. o pior é que mesmo todos sabendo que a discriminação não é algo bom as pessoas deixam com que o nojo e a sensação de superioridade possam valer sobre o que realmente é bom. todos nós sofremos daqui acolá uma discrimenação e a pior que eu já vi , a qual eu acho a mais sem cabimento é a discriminação sobre opiniões diferentes sobre cores!é ninguém pode usar rosa que é pat ninguém pode usar preto que já é emo isso é a pior besteira que eu já vi mas enquanto todos nós não nos unirmos esse problema vai continuar causando brigas e separando amizades!isso se não chegar á consequências piores!

    Por maira em mai 14, 2008

  12. por isso sai do brasil porque em pais racista que as pessoas negras nao tem opurtunidades de crescer eu morena sempre tralhava de empregada d omestica e na epoca eu tinha primeiro grau ´. porem nao me davam esperanças hoje vivo em otro bem ,e que as pessoas te respeitas e nao sao ignorantes melhor que no nosso propio pais. que pena que ai es assim.

    Por celia em mai 16, 2008

  13. A COR DA PELE, OU DIFERENÇA FISICA QUE VAI DETERMINAR O CARATER DE UMA PESSOA……..CONCORDO COM AS DEMAIS OPINIOES QUE SOMENTE COM EDUCAÇAO E PROJETOS SOCIAIS PODEREMOS AMENIZAR ESSE PROBLEMA NO PAIS, MAS TA NA HORA DE A MINORIA QUE LUTA POR ESSA IGUALDADE SE TORNAR MAIORIA, NAO SERAO UNS POUCOS QUE CONSEGUIRAO MUDAR ESSA REALIDADE, ESTA NA HORA DE NOS COLOCARMOS A “MAO NA MASSA” PARA MUDAR ESSA HISTORIA…
    AGRADEÇO A TODOS…..

    Por luciel barbosa em mai 22, 2009

  14. OBRIGADO MINHA GENTE PELA A ATENÇÃO a discriminação sobre opiniões diferentes sobre cores!é ninguém pode usar rosa que é pat ninguém pode usar preto que já é emo isso é a pior besteira que eu já vi mas enquanto todos nós não nos unirmos esse problema vai continuar causando brigas e separando amizades

    Por luciel barbosa em mai 22, 2009

  15. eu acho que existe preconceito racial no brasil,existem preconceitos em restaurantes,pessoas que naum querem empregar um negro(não são todos os restaurantes nem empregos mais a maioria)

    Por bruna fernanda em set 28, 2009

  16. eu acho que o preconceito é uma das piores coisas que existe pois os problemas de descriminação no brasil vem desde muitos anos e ñ sera facil de resolver,porque quase todo mundo querendo de algum modo discrimina alguém

    Por márcia (taquaral) em nov 13, 2009

  17. acho que após a lei aurea deveriamos ter exrerminados os negros,pois ai não teriamos que discutir isso e mais acabaria a violencia no brasil´´são estatisticas hehe“

    Por joão em mai 12, 2010

  18. os pais de população de maioria branca tem melhor nivel intelectual

    Por joão em mai 12, 2010

  19. Óla João Cada um tem sua opinião, mas além de analfabeto acredito quer você é uma pessoa alienada.Os países de maioria branca até podem ter um nível intelectual mais elevado, mas isto acontece porque nunca foi dado aos negros as mesmas oportunidade que é dados aos branco.E você deve ser um negro,segundo sua concepção de inteligência pois é gritante escrever Brasil som “b” minúsculo, fora os outros erros que podemos ver em seu comentário.
    Hum e antes que você vem falar dos meus erros, sou negra amo a minha raça e tenho orgulho de minha cor, pois acredito que primeiro nós temos que nos aceitar com somos para depois querer que os outros nos aceite.

    Por Sandra Maria Sousa Ferreira em out 30, 2010

  20. estou fazendo um trabalho escolar sobre o racismo e entre isso uma pesquisa o racismo vem de berço e nós podemos sim acabar com ele apesar de não ser fácil os pais devem educar sueus filhos desde piquenos para que esses fturoa adultos não sejam preconceituosos e lembrando racismo é crime inafiançavel!!

    Por maeli em dez 2, 2010

  21. claro q existe racismo no brasil e eu acho q nunca vai acabar.

    Por lays em mai 7, 2011

  22. o racismo sempre vai haver por que tudo que acontece sempre alguem diz so podia ser preto vou fala o q aconteceu na minha familia eu e meu marido ralamos o ano todo pra comprar um carro consiguimos um vizinho falou a onde ele tinha roubado so porque somos negros

    Por cilene em out 10, 2011

  23. O racismo é uma vergonha para nosso país;

    Por Rosana souza em out 19, 2011

  24. sabe por que ainda existe racismo? por falta de vergonha na cara dos imbecis que cuidam da vida dos outros por eles…

    Por natalia em fev 10, 2012

  25. eu estou estudando sobre isto e eu achei muito interessante esse conteudo sobre racismo mais a unica duvida que eu tenho é se tem racismo disfarçado no brasil

    Por lele em mai 2, 2012

  26. ♥♥♥♥ola♥♥♥♥ pessoal olha eu estou fazendo um trabalho do colegio sobre racismo so que tem uma pergunta que eu tou em duvidas se ainda existem racismo disfarçados no brasil………..
    olha gente a minha opiniao e que as raças sao diferenciais e o diferente sempre nos causa uma reaçao, positiva ou negativa e dependendo desta reaçao agente vai passa-las pelos nossos filtros morais adequando a situaçao que tiver sendo vivenciados.♥.♥.♥.♥.♥.♥.♥.♥.♥.♥………………………….

    bjs good bye

    Por lele em mai 2, 2012

  27. Bom gostei muitos do que a NEIMAR DEBONA , escreveu , eu ate copiei para um trabalho meu , mas não entendi o que significa isso ”promes” foi erro de digitalização ? alguma coisa alguem me diga a palavra certa .

    Por Kananda em jun 30, 2012

Coloque um Comentário