SV comemora dia do salva-vidas com jovens do projeto Jepom

bombeiros.jpg

No dicionário, salva-vidas significa a pessoa que evita afogamentos e assim preserva a vida de quem se vê envolvido em uma situação crítica no mar, em rio ou piscina. Em São Vicente, o profissional, que tem seu dia comemorado hoje, representa mais do que isso: é a figura da dedicação e da responsabilidade, admirada pelas crianças, jovens e adultos por proporcionar a segurança nos dias de lazer.
Por isso, 12 jovens do Projeto Jepom (Jovens no Exercício do Programa de Orientação Municipal) participam de uma parceria, pioneira na Baixada Santista, com o Corpo de Bombeiros que durante todo o ano passam a trabalhar diariamente em dois turnos nas praias vicentinas.
Com uniforme próprio, os meninos se empenham em informar aos munícipes e turistas como utilizar corretamente a praia, além de acionar os salva-vidas caso haja banhistas em locais muito fundos ou próximo às pedras. “Durante 2006 estes jovens aprenderam todas as técnicas de salvamento, aprimoraram a preparação física, além de muitas aulas teóricas. Esta turma já está preparada para auxiliar os Bombeiros nesta temporada, caso haja afogamento”, afirmou o responsável pela turma, sargento Galote.
Para o vereador sargento Barreto, idealizador do projeto, a parceria foi um sucesso. “Neste ano tivemos muita procura dos jovens, pois a profissão de salva-vidas é um sonho para muitos jovens que querem seguir carreira e estão estudando para prestar o concurso”.
Já para 2007 a parceria vai crescer. “Começamos a realizar o treinamento da nova turma e muitos se candidataram para as vagas. Acredito que teremos o dobro de jovens trabalhando nas praias já na próxima temporada”, conclui o coordenador geral do projeto, sargento Paixão.

Obs:
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente o ponto de vista da Editora, podendo até mesmo ser.


  1. 2 Comentários para “SV comemora dia do salva-vidas com jovens do projeto Jepom”

  2. Obrigado…gostaria de saber se existe um regulamento sobre a profissão de salva-vidas.

    Por francisco bortoletto em jan 22, 2008

  3. Amigo, irmão de água.Existe um projeto de lei(PL) nº 2766/08 de autoria do deputado federal Nelson Pellegrino tramitando em Brasília. Que tem como finalidade regulamentar a profissão de salva-vidas. Por enquanto só temos o CBO nº 5171-15.
    Entre em contato com o Sindicato dos Profissionais em Salvamento Aquático do Brasil-
    SINPROSAB. Visitem nosso SITE wwww.sinprosab.org.br

    atenciosamente.

    Eduardo Fortunato.
    Presidente do sindicato.

    Por eduardo fortunato em mar 22, 2012

Coloque um Comentário