De onde vem a água que usamos?

sabesp 005.jpg

A escassez da água é a grande preocupação de ambientalistas e o uso racional desse precioso líquido é alertado por especialistas, inclusive pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Porém poucos vicentinos sabem qual a origem da água que é utilizada na Cidade e a importância do uso racional

De acordo com um novo estudo sobre o clima mundial o aquecimento global causará grave falta de água na China, na Austrália e em partes da Europa e Estados Unidos. Até o final do século, as alterações climáticas farão com que a falta de água afete entre 1,1 e 3,2 bilhões de pessoas, segundo o Painel Intergovernamental para a Mudança Climática.
Com o intuito de conscientizar a população de São Vicente para o uso racional da água e desvendar de onde vem o precioso líquido que abastece toda a Cidade, a equipe do Jornal Vicentino entrevistou o gerente de operações de São Vicente, o engenheiro industrial Reynaldo Eduardo Young Ribeiro.
Tudo começa nos mananciais, reservas hídricas como rios e represas, que são utilizados como fonte de abastecimento. Mesmo não tendo poder legal de fiscalização a empresa realiza monitoramento nos mananciais de todo o Estado. “A Sabesp faz análises dos mananciais e rios periodicamente”, explica o gerente de operações de São Vicente.
É certo que a água que chega para o consumo da população vem de mananciais, mas de onde vem o líquido que é consumido em São Vicente? Reynaldo explica com detalhes qual o manancial que é utilizado como fonte de abastecimento. “Muita gente acredita que é da (represa) Billings, mas 85% da água que abastece São Vicente e o município de Santos vem do rio Cubatão”, conta.
De acordo com o gerente de operações de São Vicente, uma porcentagem mínima da represa Billings, cerca de 15%, é utilizada para o tratamento.
Já na Área Continental, o abastecimento é feito por um manancial menor localizado no Rio Branco. “No continente temos também o reforço do sistema da ilha que abastece a Área Continental”, revela.
Mesmo com o monitoramento do manancial, água quem vem do rio Cubatão sempre detém resíduos de materiais com as quais entra em contato, além de conter microorganismos que podem gerar contaminação e danos a saúde.
Tratamento
É a partir daí que entra em ação a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Cubatão. “O tratamento visa reduzir as impurezas prejudiciais e nocivas à saúde e tem por finalidade melhorar a qualidade da água”.
A estação de Cubatão começou a operar em 1963 com capacidade de 1,0 m³/s. Já em 1969 ela foi duplicada com a construção da 2ª etapa do projeto e em 1985 passou por reforma, ampliando a capacidade de tratamento.
De acordo com Reynaldo, o processo de tratamento da água, que demora em torno de uma hora, é desenvolvido em seis etapas (veja quadro).
Após passar por todas as etapas de tratamento, a água vem por tubulações até o túnel reservatório que fica sob o morro Santa Terezinha/Voturuá e aí é distribuída para as cidades de São Vicente e Santos. “A capacidade do reservatório é em torno de 110 mil m³ que é dividido para as duas cidades”, explica o gerente de operações de São Vicente.
A água sai do túnel reservatório e segue pela rede de distribuição, um conjunto de tubulações e peças destinadas para conduzir a água até as residências, comércios e indústrias de São Vicente.
Reynaldo explica que a rede de distribuição é monitorada 24 horas por dia através de equipamentos modernos. “Fazemos monitoramento online. Tenho aqui noção de todo o abastecimento de água não só de São Vicente, mas de todas as cidades da região”, explica.
As ferramentas de gerenciamento, como conta o gerente de operações, são fundamentais para uma excelente prestação de serviço à população. “Eletronicamente temos sensores espalhados por toda a rede e vamos acompanhando o abastecimento e a qualquer anormalidade a gente identifica e vai regularizar”, conclui.
Conscientização
Além do recente estudo sobre o aquecimento global citado acima, outro estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que até o ano de 2025 pelo menos 55 países poderão sofrer sérios problemas de abastecimento ou até mesmo escassez total de água para consumo humano.
O Brasil ocupa uma posição privilegiada, porque possui 13,7% de toda a água doce disponível no planeta. Mesmo assim especialistas alertam para possíveis crises de escassez devido a má distribuição e o uso inadequado do líquido.
A Sabesp mantém, regularmente, campanhas que visam a conscientização do uso da água. O uso racional é sempre ressaltado em campanhas publicitárias e palestras que a empresa realiza nas escolas. “Uso racional é a utilização da água efetivamente para o uso mais nobre que ela tem”, explica Ribeiro.
Para ele as campanhas também servem para que a empresa possa melhorar o atendimento para toda a população. “O desperdício não tem só a ver com a falta de respeito ao meio ambiente, mas porque também reflete em termos de receita. Com o aumento dos gastos não podemos otimizar os serviços”, finaliza.

Obs:
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente o ponto de vista da Editora, podendo até mesmo ser.


  1. 24 Comentários para “De onde vem a água que usamos?”

  2. Tenho um empreendimento a oferecer a cidade de são vicente em relação ao consumo racional d’água, tive realizados pesquisas ao respeito onde pude concluir que com esse planejamento (empreendimento) podemos reduzir os gastos de água potavel em até 2% na cidade, o que servirar de exemplo a outras. Trata-se de uma implantação empresarial organizada na cidade.

    Por tiago ramos da silva em fev 9, 2008

  3. Adorei a matéria, ajudou a entender muitas coisas.

    Por Moyses luiz em mar 15, 2008

  4. adorei! foi muito bom tenho certeza que irei conseguir explicar para minha sala na minha palestra.

    Por milenny em fev 16, 2009

  5. tenho que fazer um trabalho de escola sobre a agua ninguem merese

    Por jaqueline em fev 17, 2009

  6. aquella amiga especial (
    saudades de quando estudavamos juntas :D
    cada loucura, cada bagunça.
    maais tudo isso acabo .
    mais mesmo a gente não estudamos juntas
    vou sempre lembrar dessas bagunças ‘ (;
              é nem por isso vs vai deixar de ser minha amiga

        te amo ;&

    Por jaqueline em fev 17, 2009

  7. HORRIVEL

    Por Karina em fev 17, 2009

  8. achei que o comentario faz sentido e é uma materia que me ajudou a enterder de onde vem a agua que nos usamos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Por Miriã em fev 17, 2009

  9. mas eu queria saber de on vem a água que usamos

    Por douglas em fev 18, 2009

  10. mas eu queria saber de on vem a água que usamos

    Por douglas em fev 18, 2009

  11. isso que apareceu não tem nada a ver com que eu pesquisei eu escrevi de onde vem a água e escreveram tudo erra esse site não presta

    Por Pâmela em fev 18, 2009

  12. a agua veio dos oceanos?

    Por DANDARA XAVIER em fev 18, 2009

  13. Nao gostei nao esta falando nada que eu preciso aquecimento global o que tem a ver com a agua que nós usamos!!!!!
    Ahhhh caranba nao fiz a liçao

    Por Daiany em fev 19, 2009

  14. gostei muito de saber bjosssssssss

    Por ketheelin em fev 19, 2009

  15. eu cosutei esse saite e não encontrei o que procurava…mais eu adorei esse sait …não achei o que encontrava mais aprendir muito mais………………………

    Por evelyn em fev 19, 2009

  16. adoro vcss

    Por paulinha em fev 25, 2009

  17. Bom!Me Ajudou Um Pouco No Meu Trabalho..

    Obrigada.

    Por Tainá em mar 1, 2009

  18. add issso ai pq e´um trabalho de escola

    Por moranguinho em mar 9, 2009

  19. oie td bem com vc como vc ta vc ta bem pq eu queriia falar que estes
    e uma coiis maiis importante do mundo..
    eu tenho so iisso pra falar…

    Por paola em mar 18, 2009

  20. oie td bem com vc como vc ta vc ta bem pq eu queriia falar que estes
    e uma coiis maiis importante do mundo..
    eu tenho so iisso pra falar…

    Por paola em mar 18, 2009

  21. este é o sitema que usamos agora, mas e a 50, 60 anos atras? qual era?

    Por Júlia em set 24, 2009

  22. ACHO QUE A ÁGUA TEM QUE SER USADA REGULARMENTE,LEGAL!!!

    Por rauna em set 14, 2010

  23. oi meu nome é victoria eu tenho 7 anos eu venho fala que a agua depende do local que a agua saí depente do comprimento da largura que agua saí tial beijos obrigado pela a tençao de vcs…

    Por victoria gomes em fev 15, 2012

  24. eu estou fazendo um trabalho de meio ambiente

    Por fabiane em fev 24, 2012

  25. GOSTEI AJUDOU NUMA PESQUISA PARA MINHA FILHA QUE ESTA NA TERCEIRA SERIE

    Por lilian schitino da silva em jun 10, 2012

Coloque um Comentário