Você perdoaria uma traição?

A traição é um dos maiores dramas sentimentais da humanidade. Não somente no âmbito amoroso, mas na maioria das relações humanas. A infidelidade, porém, é a mais comum e,  definitivamente, faz parte da vida de homens e mulheres, sem distinção de classe social, cor ou credo. Apesar da gravidade de uma traição muitas pessoas conseguem perdoar o outro e continuar a levar a vida e outras simplesmente apagam de suas histórias os traidores. A equipe do Jornal Vicentino foi às ruas para saber a opinião da população sobre o assunto. Confira as respostas.

Lidar com a traição não é uma tarefa fácil. Além de mexer com os sentimentos, ela também leva a certas decisões que nem de longe são esperadas. Quase todas as pessoas já foram traídas em algum momento de suas vidas, no entanto, quase todo mundo ao se deparar com a traição, tem uma sensação nada agradável.
Dependendo dos envolvidos o perdão pode acontecer. Mas há quem não acredite na boa fé do perdão da traição. Quem trai sempre tem um motivo convincente e quem é traído nem sempre acredita nas razões.
Especialistas indicam sempre o diálogo para resolver essas questões. Terapias são caminhos para “esquecer” algo como uma traição. Seja no trabalho, nos relacionamentos amorosos ou familiares, a maioria das pessoas entrevistadas pelo JV afirmou que é difícil perdoar uma traição. Leia a seguir a opinião da população.
Leoni Soares da Cruz Silva, do bairro Macuco, em Santos, acha algo complicado mas acredita que há excessões. “Se gostasse muito do menino perdoaria”. Segundo ela, “quando se tem um sentimento verdadeiro vale a pena dar uma segunda chance”.
Já Vinicius da Silva Santos, morador da Curva do S, é enfático em negar o perdão. “Não perdoaria de jeito nenhum”. Ele acha que não dá para confiar em uma pessoa que é infiel. “Mesmo se eu gostasse eu não daria nunca uma segunda chance”, afirma.
O morador da Vila Cascatinha, Argemiro José Lima, acredita que depende muito da traição. “Existem diferentes tipos de traição”. Ele acha complicado responder. “É difícil ter uma resposta. Só vivenciando para ter uma posição. Vendo de fora, fica fácil dizer sim ou não. Mas acho que só passando pela situação para ter uma opinião definitiva”.
“De jeito nenhum”. Essa é a posição de Cássia, moradora do bairro do Catiapoã. Ela pensa que não dá para confiar. “Depois que acontece não dá mais pra confiar”. Ela acredita que a pessoa traída perde toda confiança. “Nunca aconteceu comigo, mas acho que é difícil retomar a relação, você acha que vai ser traído sempre”.
O morador da Vila Ponte Nova, Elias Santos Silva, acha que não perdoaria. “Eu acho que não. Mas também depende muito do sentimento”.
A opinião é diferente de Valkiria de Queiroz, moradora da Vila Cascatinha. Ela acha que todo tipo de traição é passível de perdão. “Com certeza eu perdoaria. Eu sou evangélica, sigo sempre a palavra de Deus e não teria como não perdoar”.
Simone Porto Alves, da Vila Margarida, tem dúvidas se perdoaria uma traição. “Depende muito, mas eu acho que não perdoaria”. Ela acha difícil reconquistar a confiança. “A pessoa até merece uma segunda chance, porque errar é humano, mas eu não conseguiria apagar isso da minha história e continuar convivendo com essa pessoa”.
Quem não perdoaria em hipótese alguma é Eliana Arias, moradora da Vila Voturuá. “Caso fosse traída não perdoaria de forma nenhuma, nem daria uma segunda chance, é uma total falta de respeito”, explica.
Outro que não conseguiria conviver com uma pessoa que traiu é Cleiton dos Santos, morador do Jóquei Clube. “Não perdoaria de jeito nenhum, não dá pra ficar do lado de alguém que te traiu”. Ele acha que envolvendo outros assuntos pode até ser. “Dependendo do tipo de traição você até dá uma segunda chance, mas traição amorosa nunca”.
Robson Patrício de Medeiros, morador do Parque Bitaru, explica os motivos de não perdoar. “Quando a gente casa a gente se compromete em ser companheiro”. Ele acha que “às vezes, você acaba dando uma segunda chance, mas se a pessoa repete o erro não tem como perdoar”.
“Eu não perdôo porque quem traiu uma vez vai trair sempre”. Essa é a opinião de Maria Doralice, moradora do Parque São Vicente. “Eu já passei por essa situação e posso afirmar que não”. Ela acredita que não dá pra conviver com a pessoa depois dessa situação. “É complicado, você confia, você ama, e tudo desaba. O tempo é que geralmente diz”.
Roberto de Mello Garcia, morador do Centro tem duvida sobre o perdão. “Acho que depende do momento e também da razão”. “Uma traição amorosa não dá pra perdoar, nem para dar uma segunda chance”, finaliza.

Obs:
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente o ponto de vista da Editora, podendo até mesmo ser.


  1. 7 Comentários para “Você perdoaria uma traição?”

  2. Bom eu sou uma pessoa comun, te um filho tive o problema de ser traido como a pesoa na conversa disse depende da traição mais a minha tra~ção que osofri foi referente amoroso, acho que cconfiaça nunca mais terei, mais acho que o amor suporta alguns tipo de delito, mais com certeza o amror vai acabando pouco a pouco, pois segundo especialist que li sobre o assunto (o ser humano temm a capacidade de cometer atos inacreditaveis, mais uma coisa ser humano não e capaz de fazer e esquecer tal ato lhe cometido).Bom a sensação pra mim é a pior de todas sabe não se sente mais invencivel, pois alguem lhe venceu de algum jeito, mais a vida tem que se revista e se tem filho lutar pra ele ter a fidelidade coma vida e respeitar sempre seus parceiro.

    Por wagner em jan 12, 2008

  3. Acabei de descobrir q minha esposa me traiu. Está sendo muito difícil, disse a ela q a perdoei, mas sinto uma dor profunda no meu coração o dia todo. O único momento em q me sinto bem é qnd estou com ela. è uma dor indescritivel, só sentindo pra poder falar alguma coisa a respeito. Eu sempre disse q se fosse traído não perdoaria de forma alguma, mas pensei muito e refleti sobre o assunto tb, e cheguei a conclusão de q quero ficar com ela ao meu lado. Se vou esquecer, não sei, só sei q quero ficar com ela pra sempre, e por isso a perdoei. Muito difícil essa situação, até tive a última conversa ontem com ela, e ontem ela disse tudo o que aconteceu, foi isso q pedi pra ela fazer pra eu poder perdoa-la, contudo o que tinha contecido, ela o fez, agora eu tenho q fazer minha parte e nunca mais tocar no assunto pra poder continuar ao lado dela, pois pensei e isso é o q mais kero. Mas se vc foi traído, antes de tomar qualquer dicisão, pense, reflita, coloque os pós e os contrás, e veja se vale a pena continuar o recomeçar a vida sozinho, eu pensei e refleti muito, e percebi que amo minha esposa, e quero muito continuar ao lado dela….

    Por Privado em jun 3, 2008

  4. Eu tive um relacionamento de quase 4 anos foi noiva estava arrumando tudo para me casar amava o meu noivo… Era a coisa mais linda que tinha acontecido na minha vida tinhamos um relacionamento maravilhoso, confiava nele plenamente, ate que um dia descobrir que estava sendo traida segunto a amante a um ano e oito meses.
    Uma mulher bem mais velha que eu era uma qualquer, transava com qualquer um fiquei arrasada, coloquei um fim em tudo doi demais so eu sei o que estou passando, ele não assumiu a traiçao e disse que foi armação apesar das fotografias que ela me entregou acusando-o ela é uma mulher horrivel, entrou na academia onde eu estava para me provocar, eu sair para evitar confusões o errado foi ele ter ficado me traindo com uma pessoa como aquela… Sou uma mulher bonita bem mais jovem ele demostrava ser um homem completo comigo…
    Mais deus vai me ajudar a superar tudo… um dia eu sei vencerei Deus esta comigo sempre é so ter fé.

    Por viviane lima em out 22, 2008

  5. Quando o amor fala mais alto perdoamos sim,todo mundo perdoa quando ama de verdade o amor tudo suporta, o dia que a magoa, a ira, e o rancor prevalecer é porque o amor não mais existe.Mas enquanto existir o amor existira o perdão. se você quiser ser feliz por um dia, se vingasse, mais se eu quisesse ser feliz pela vida toda, perdoasse.

    Por Benevald costa em ago 6, 2009

  6. traição é a dor mais dificil de suportar.descobrir recentemente estou com ele mais ainda nao perdoei a convivencia se torna um inferno nao da para acreditar na pessoa pois sempre fica o medo e a disconfiança da pessoa fazer a mesma coisa e trazer mais dor e sofrimento.to sofrendo muito a dor e agonizante

    Por fabiana em out 19, 2009

  7. Bem pessoal, meu relacionamento completaria em novembro 10 anos! Tenho 25 e ela 30. Nos casamos a 2 anos e vivia uma vida quase perfeita. Tanto eu como ela vivi-amos falando que nos amávamos e nossa relação era a melhor coisa da minha vida! Todavia, creio que sou doente. Me envolvi com este negócio de sexo pela internet e ela pegou todas as minhas conversas! Ela simplesmente desabou! Nunca me senti tão mal em toda minha vida. Não tenho pq menti aqui, e juro a todos, amo minha mulher mais que tudo na minha vida! Até pensar em suicídio já pensei! Mas Deus esta agindo em mim, declarei a ele todos os meus pecados e implorei por sua misericórdia! Só agora percebo como eu tinha realmente tudo e, mesmo assim, ainda consegui ser tão baixo e cruel com ela! Eu pretendo mudar, e estou mudando! E tenho certeza que nunca mais na minha vida isto vai acontecer! Quero uma segunda chance pra provar a ela que não existe nada mais importante na minha vida que ela! Mas ela já falou que nunca irá me dá esta chance! Que perdoar ela até perdoa… mas não quer mais saber de mim! Por favor me ajudem… eu clamo a Deus que toque o coração dela… mas estou a um passo do desespero. Minha amiga disse que, por ser tão recente, ela ainda tá agindo com muita dor, e mágoa (aconteceu tudo isto a 2 dias atrás). Sinceramente não sei como viver sem ela.

    Por Sofredor em mar 25, 2010

  8. Bom descobri q fui traída quando estava grávida de quase 5 meses, n imaginava pois n nos faltava nd, eramos super unidos, até eu descobrir q n era com uma era com várias. Depois de 3 anos agora ele resurgi na minha vida em um momento q eu menos esperava em um momento q eu estou namorando a 2 meses com uma pessoa querida, ele me manda flores todos os dias, esta me prometendo o mundo, minha cabeça esta uma bagunça esta pedindo uma única chance diz q nesses 3 anos viu q peder as 2 pessoas q mais amava na vida e quer construir novamente td q perdeu. Bom minha cabeça ta uma bagunça n sei o q fazer, só peço a Deus para me ajudar q essa escolha vai ser dificil e se for para perdoa-lo quero perdoa-lo inteiramente sem magoas e desconfianças principalmente… Minha mãe sempre me dizia: “Os Humilhados hj seram Exaltados amanhã” hj eu entendo o q significa isso. Se vc foi traida ou Traido tenha só uma palavra em sua mente AMOR PRÓPRIO era isso q eu tinha dentro de mim, nunca fui atras de ngm ele esta vindo e com o Coração Aberto. NUnca se esqueça q ninguêm de ama mais q Jesus nele vc pode confiar. Bjus

    Por Privado em jul 21, 2010

Coloque um Comentário