Guarda Municipal mostra seu trabalho junto a sociedade de SV

guarda06.jpg

A Guarda Civil Municipal é um equipamento indispensável para qualquer cidade. Na Região Metropolitana da Baixada Santista há um sistema de integração operacional entre as polícias Civil e Militar, além das guardas municipais. Em São Vicente há a Seseg (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social) que mantém relações com as polícias e trabalha para a criação de um Boletim de Ocorrência unificado em toda a Baixada, facilitando o combate ao crime.
Atualmente a Guarda Municipal de São Vicente possui homens e motos, além de um Canil. Os resultados da ação desses órgãos podem ser notados com a queda da criminalidade na Cidade, que se encontra fora dos rankings de violência em todo o Estado.
A frente da Guarda Municipal está o comandante José Carlos Benfato, que já faz um trabalho sério há cerca de seis anos. Segundo Benfato, o crescimento da coorporação mostra o bom trabalho de toda a equipe. “Hoje nossa comunidade elogia e respeita a Guarda Municipal, principalmente por causa dos relevantes serviços que realizamos na Cidade”, ressalta.
Órgãos como a Rotam e o Canil fazem parte da Guarda e são equipamentos que auxiliam na eficiência da coorporação, além de exercer o trabalho social, na condução de crianças perdidas, trabalhando juntamente com o conselho tutelar.
Para o futuro o comandante revela que pretende aumentar o número de cães e motos que servem o Canil e a Rotam respectivamente, além de um número maior de CGM na Área Continental. Ele destaca a criação da Inspetoria da Área Continental. “As ocorrências nessa área antes necessitava que as viaturas se deslocassem para lá, hoje não ocorre isso, por que temos nossa base lá”, finaliza.
O telefone do serviço 24 horas da Guarda Civil Municipal é o 199.

Rotam

Para auxiliar a Guarda Civil em São Vicente foi criado a Rotam. São seis homens que trabalham em motocicletas com o intuito de apoiar os outros guardas em ocorrências. A vantagem desse equipamento é a rapidez no atendimento às ocorrências.
Segundo o Guarda Civil Municipal (GCM), De Paula, a função principal da Rotam é a proteção do patrimônio, integridade física dos funcionários, coibição de VCD’s piratas, apreensão de pipas com cerol e outras ocorrências. “Atendemos em várias ocorrências e temos a vantagem de sempre chegarmos primeiro, pois não pegamos trânsito e coisas do tipo”, explica De Paula.

CURSOS

A coorporação mantém também curso de qualificação e aperfeiçoamento exclusivos para seus integrantes. Criado pelo comando municipal, o curso oferece Controle de Distúrbio Civil (CDC), aulas de direito e de técnicas de proteção policial e surgiu para melhorar a qualificação dos guardas. O diferencial está no envolvimento direto dos guardas municipais mais graduados, os quais ministram as aulas. “Temos um guarda formado em direito e mantemos em uma sala de instrução da Guarda Municipal mesmo e ele passa noção de direito, por exemplo. A Prefeitura não leva o ônus de proporcionar esses cursos”, ressalta De Paula que também é instrutor.
O curso dura em média 20 aulas de 4 horas cada uma e serve para uma eventual necessidade. “Não fazemos essas funções, mas estamos preparados para esse tipo de coisa. Agindo nessas coisas menores proporciona uma ação dos policias militares em casos maiores”, completa.

Canil

O canil existe oficialmente há dois anos na Cidade e também auxilia os outros equipamentos da guarda com o diferencial do cão como instrumento. Segundo o GCM Vandilson, os cães são considerados como policiais. “Eles são nossos companheiros de trabalho e atuamos em várias áreas”, comenta. A patrulha com cães na orla da praia de São Vicente, diminuiu as ocorrências de porte de arma e de furto de bicicletas.
Outro objetivo do Canil é também estreitar as relações com os munícipes. “A aproximação da comunidade também é muito explorada no Canil, a exemplo disso é nossa participação em eventos como a Cãominhada de Domingo”, completa.
Hoje são 11 cães com seus respectivos policiais formados em cinotecnia e cinofilia em São Caetano do Sul. “Sem esse curso os guardas não podem trabalhar com os cães”, conta Vandilson.

Obs:
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente o ponto de vista da Editora, podendo até mesmo ser.


  1. 8 Comentários para “Guarda Municipal mostra seu trabalho junto a sociedade de SV”

  2. Solicito informar se aceitam doação de cães da raça Pitbull.

    Por Wilson R. Fernandes em mar 16, 2008

  3. Ola companheiros parabens pela sua GM, sou supervisor Operacional na GM de Paulinia e há algum tempo instrutor de “Noções de Direito para GMs. Tenho apostilas atualizadas segundo a matriz da SENASP, além de ministrar instrução na minha instituição também disponibilizo este trabalho para outras GMs. Estou a disposição se precisarem, um abraço e saudações em Azul Marinho

    Por Carlos Maritns em mai 27, 2009

  4. Boa tarde meu nome é Maikel Kurtz sou diretor de imprensa e comunicação do conseg conselho de segurança de Balneário Camboriú SC pretendo realizar um curso de qualificação para a guarda municipal e percebi que já realizam algum trabalho neste sentido. Gostaria de saber caso tenham algum material de qualificação para a gm se seria possível enviar este para analise assim podemos fazer ótimas parcerias precisando de algo estou à disposição.

    Um grande Abraço.

    http://consegcentrobc.blogspot.com/
    Maikel Kurtz – Diretor de Imprensa e Comunicação – CONSEG
    Conselho de Segurança Balneário Camboriú – Centro
    e-mail: contatomaikel@gmail.com
    (047)9902-7890

    Por Maikel kurtz em jul 25, 2009

  5. Venho colocar em pauta o meu descontentamento com a segurança da orla da praia de São vicente ,Eu passeando com a minha esposa me deparo com um grupo de moleques urinando durante o dia de sabado a tarde em frente ao posto BR e circulando com as suas motos infringindo assim a lei de trânsito e ameaçando a segurança de quem passa e desrespeitando tambem.Sem mais.

    Por Carlos em ago 24, 2009

  6. estou me preparando para fazer a prova do concurso da guarda municipal de traipu alagoas e se deus quiser irei passar para servir a essa corporação q defende os intereces civil e publico do nossos municipios neste brasil a fora.

    Por luciano em ago 17, 2010

  7. Oi companheiros de farda, aqui na minha cidade nós usamos a cor preta ,já temos dois anos de trabalho, no começo tudo é difícil mas a população agora já nos respeita um pouco . Eramos em 90 vigias e foram apenas escolhidos 21 e transformados em GCM ,todos temos os cursos do cati S.W.A.T. imobilização, invasão prisional e 13 swat que foi feito aqui na nossa cidade , mas nos falta a formação reconhecida pela policia federal.
    Ainda leigos, eu de propria vontade, procuro sempre ajuda e atualizações pela internet.
    Peço-lhes então q me ajudem dando-me dicas e respondendo como poderemos nos efetivar, pois entraremos no 3° ano de GCM e permanecemos como no primeiro ano.
    Certo de sua atênção:
    Edson Sena

    Por Edson Sena -GCM/ Avaré em jan 28, 2012

  8. Ola, o trabalho de voces e muito cansativo. Mas sei que as guardas municipais tem verdadeiros herois.
    Gostaria de deixar uma dica para voces,
    queria que voces criasem um grupamento especial chamado rotam, baseada na rotam da pmgo.
    Nao vai sobrar um badido para contar historia.
    Desde ja um abraço. E fica a sugestao.

    Por Lucas em dez 3, 2012

  9. Olá bom dia , guando leio materia como essa e que ainda tenho esperançã que nossa cidade tenha o apoio de algumas pessoas, temos aqui em LAGOA DA PRATA MG a GCM começaram com 20 guardas, hoje são 13 se eu não estiver enganado fico muito triste pois os guardas são de alta gualidade são guereiros é cavera trabalhão com o pouco que tem sou amigo do comandante, que um verdadeiro homem de carater é e respeitado pela PM sargeto EDSON aposentou esse ano de 2013 na PM temos aqui uma viatura duas motos a desejar e uma galera que são realmente guerreiros vestem a farda e a honra, ainda tenho esperança que um dia não sei quando!estaremos com duas blezer três motos e 40 mhomens na corporação esse e meu sonho poois os guardas de nossa cidade merecem ser respetados parabéns ao comandante JOSÉ CARLOS BENFATO assim que valorizamos os nossos GCM com humildade se consegui tudo CAVERA abraço a todos os gcm do BRASIL.ADILSON QUIRINO

    Por ADILSON em abr 5, 2013

Coloque um Comentário