“Blitz da Saúde” promove atendimento médico voluntário à população de SV | Jornal Vicentino

“Blitz da Saúde” promove atendimento médico voluntário à população de SV

Artigo   0 Comentário
Espaçamento entre linhas+- ATamanho da Fonte+- Imprimir este artigo
“Blitz da Saúde” promove atendimento médico voluntário à população de SV

Um grande mutirão de saúde vai beneficiar a população de São Vicente, que terá a oportunidade de receber atendimento e orientação médica gratuitos. A primeira campanha “Blitz da Saúde” realizada na Cidade será realizada no dia 20 de maio, das 8h às 17h, na Praça Coronel Lopes, Centro de São Vicente. A realização é da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e da ONG International Federation of Medical Students’ Association (IFMSA) Brazil, contando com apoio das secretarias de Saúde e de Turismo de São Vicente.
“Nessas campanhas, é sempre importante reforçar o atendimento humanizado, em que o médico tem mais tempo com o paciente, podendo dialogar. Essa ação também estimula os profissionais formados a plantar uma semente aos jovens estudantes, que estão em plena fase de querer realizar, contribuir e mudar o mundo” diz o secretário de Turismo de São Vicente, Henrique Marx, que também é médico.
O objetivo da ação é oferecer diversas atividades de saúde pública, com realização de entrevista e questionário, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Muscular (IMC), curso de primeiros socorros, orientação sexual com distribuição de preservativos, atendimento em saúde bucal, entre outros. O evento envolve 120 estudantes de Medicina, Enfermagem e Odontologia da Unimes, com supervisão do corpo docente da instituição.
Também serão realizadas palestras, abordando temas como “Assédio Sexual e Violência Doméstica em Mulheres”, “Doenças Tropicais – Dengues, Chikungunya, Zika e Febre Amarela”, “Obesidade Adulta e Infantil”, “Cuidado aos Idosos” e “Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs”.
A campanha é encabeçada pelos estudantes do 2º ano de Medicina da Unimes, Alice Nunes Lopes, Alexandre Catena Volpe e Beatriz Moraes Grossi, que fazem parte da IFMSA Brazil, uma organização não-governamental formada por estudantes de todo o mundo.
Na Unimes, o comitê desta ONG funciona há seis anos, com a missão de integrar estudantes de Medicina de todo o país, para fazer a diferença na sociedade e na formação médica.
“A participação dos alunos em ações de cuidados com a saúde em nossa região estimula não só o emprego dos conhecimentos, atitudes e habilidades dos estudantes, mas principalmente o exercício e a vivência da cidadania. O aprendizado que todo espaço ensina e o contato com a realidade do mundo real inicia a experiência do cuidador e as dificuldades do cuidado, nos jovens que mais tarde irão exercer nessa e, em outras comunidades, suas profissões na área de saúde. Os alunos da Unimes ligados à IFMSA Brazil e a Prefeitura estão de parabéns pela parceria”, comentou Ricardo Diniz, diretor do curso de Medicina da Unimes.
Histórico – Realizada há cinco anos na Praia do Gonzaga, em Santos, a Blitz da Saúde terá a primeira edição na cidade de São Vicente em 2017. A iniciativa chamou a atenção das Secretarias de Saúde e Turismo do Município, que se engajaram em apoiar o projeto dos estudantes da Unimes. “Vemos essa iniciativa dos alunos com bons olhos, porque tudo relacionado à saúde é benéfico, soma muito. Como a saúde é um dever do Estado, as cobranças são sempre muito grandes por isso essas parcerias com universidades e ONGs nos ajudam a minimizar os impactos e promover uma saúde pública melhor, com qualidade”, afirma o secretário de Saúde, Haroldo Genaro.

Artigo   0 Comentário

Clique na capa e veja a versão impressa

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A VERSÃO DIGITAL DESTA QUINTA-FEIRA (16/11) DO JORNAL VICENTINO

large-1897475-1


EDIÇÕES ANTERIORES - CLIQUE AQUI



Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.